Vegetarian way of life

O comportamento por trás deste estilo de vida. Nutrição, meio ambiente, vida animal, ética, consumo e comportamento, sob a ótica dos vegetarianos, veganos e simpatizantes. Aqui tudo se debate, mas nem tudo se come !!!

Sunday, August 06, 2006

Peixe revoltado se vinga de pescador !!!


Bem que poderia ser real, mas infelizmente não passa de uma brincadeira para chamarmos a atenção para a questão dos peixes.

Apesar de muitas pessoas imaginarem que os peixes não sentem dor ou sofrimento, pesquisas recentes concluiram que eles são dotados de um sistema nervoso complexo, tem a capacidade de sentir dor, sofrer, reconhecer pessoas, entre outras capacidades até então não comprovadas cientificamente.

Quando eu era bem novo tinha como hoppy o aquarismo marinho, e me recordo de uma loja na Rua Pamplona onde havia um peixe da raça balistóides que há muitos anos estava no aquário de lá, ele era capaz de reconhecer o dono da loja e comia diariamente na mão dele, e só na mão dele !!! Ai de quem se atreve-se a colocar a mão dentro do aquário, essa espécie é muito feroz e dotada de dentes afiados, e os desavisados que tentaram se socializar com nosso amiguinho ganharam umas belas dentadas.

Como se não bastasse o fato de se tratar de um animal capaz de sofrer, também nos deparamos com uma delicada questão ambiental envolvendo os nossos amiguinhos de escamas, dois terços das espécies de peixes exploradas comercialmente estão ameaçãdas de extinção. Este fato insano tem sido um pouco mais eficaz para algumas pessoas do que a questão do sofrimento na pesca.

A pesca esportiva, caça submarina e aquarismo são práticas que também trazem sofrimento desnecessário aos peixes, destas 3 modalidades o aquarismo talvez seja uma das mais polêmicas, pois mesmo não tendo a intenção de pescar o animal, nesta prática eles são tratados como um produto, distribuido em feiras, deixados sem os devidos cuidados e até jogados na privada quando não se tem mais interesse nos mesmos. O filme Procurando Nemo passa, de forma fantasiada, um breve comentário sobre as implicações desta prática.

Infelizmente ainda se tem a falsa impressão de que comer peixes e frutos do mar é uma opção do universo vegetariano, e muitas pessoas justificam sua alimentação com esse argumento: sou vegetariano, só como peixe !

Não, vegetarianos não comem nenhum tipo de carne, logo os peixes também estão salvos destas sentença.

Frequentemente escutamos as frases: "mas nem um peixinho ?", "atum você come?", "pra quem não come carne temos peixe!" e por ai vai.

Estamos a cada dia aumentando o número de representantes da causa Vegetariana e quem sabe, em poucos anos não iremos sofrer mais pelo desconheciemnto da nossa opção, enquanto isso ainda perderemos algum tempo respondendo "nem peixe".

Abraços.

2 Comments:

At 6:57 PM, Anonymous alezita said...

Que coincidência; Acabei de tocar neste assunto a cerca de meia hora atrás, quando me perguntaram a respeito dos "frutos do mar", e eu respondi que do mar só comia a alga, mas que se fosse "frutas do mar" e não frutos, com certeza eu comeria.
Falando em algas, conheço uma pessoa que faz um sushi vegetariano muito bom, e além de fazê-lo sem peixe, usa ingrendientes raw...

 
At 3:20 PM, Anonymous deco said...

Nossa...
Conversando com umamigo meu um dia desses...
ai ele me diz:
"mas você tem que comer peixes"
ai eu digo:
"eu nãocomo carne animal"
ai o cara me diz:
"Mas peixe não é animal!"
eu olhei pra ele meio assustado e perguntei:
"então... peixe é o que?"
ai ele me respondeu com uma imensa certeza:
"PEIXE É PEIXE!!!"

ai ai ai...

 

Post a Comment

<< Home